Meio Ambiente – Demolidora Já

Mais de 90% dos resíduos provenientes da construção civil (entulho) podem ser reciclados, reutilizados e transformados em agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo muito baixo.
Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construção civil, pois as propriedades de certos resíduos ou materiais secundários possibilitam sua aplicação de maneira abrangente, em substituição parcial ou total da matéria-prima utilizada como insumo convencional. Assim, é possível gerar produtos ecologicamente corretos como areia, brita, pedrisco e rachão (pedras maiores), provenientes da reciclagem de concreto e blocos de concreto da construção civil.

A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício de entulho são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho.
Os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho são benefícios ambientais. A equação da qualidade de vida e da utilização não predatória dos recursos naturais é mais importante que a equação econômica. Os benefícios são conseguidos não só por se diminuir a deposição em locais inadequados (e suas consequências indesejáveis já apresentadas) como também por minimizar a necessidade de extração de matéria-prima em jazidas, o que nem sempre é adequadamente fiscalizado.
Reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos.
A produção de agregados com base no entulho pode gerar economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais. A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% em relação a similares com matéria-prima não reciclada. Esta relação pode variar, evidentemente, de acordo com a tecnologia empregada nas instalações de reciclagem.

Possíveis aplicações do entulho processado
– Pavimentação de estradas rurais
– Blocos
– Bloquetes
– Calçadas
– Bancos de Praça
– Calçamentos
– Enchimento de fundações
– Tijolos Ecológicos
– Pisos e Contrapisos
– Tubos
– Mourões
– Aterro de vias de acesso